Arte, esporte e profissionalização

Conheça as atividades realizadas no Projeto Frente Beneficente Para a Criança (FBPC) com apoio de educadores sociais e voluntários. As iniciativas estão divididas em arte, esporte e formações profissionalizantes.

ARTES

Ballet 

As aulas de ballet são aplicadas com crianças de três a 13 anos e contribuem para desenvolver leveza e habilidade técnica na arte dedicada ao exercício da expressão corporal intensa.

A atividade é recomendada para crianças, pois é tida como uma dança completa ao desenvolver coordenação motora, lateralidade, expressão corporal, equilíbrio, postura, consciência corporal.

Também são aprimorados aspectos como noção espacial, força muscular, flexibilidade, ritmo e memória, concentração e disciplina, essenciais aos mais diversos fatores da vida. Além disso, muitas crianças encontram uma forma de se expressar melhor por meio do ballet.

Isso contribui para a socialização entre as crianças mais tímidas, ajuda a desenvolver diversas funções corporais e mentais, libera endorfina, possibilitando assim o relaxamento do corpo e da mente, despertando o prazer de dançar.

 

 

Violão

Atividade aplicada com crianças e adolescentes de sete a 14 anos, as aulas de violão proporcionam interação com a música e, em relação ao aprendizado.

Também ativa funções como linguagem, criatividade e raciocínio de forma prazerosa, além de ajudar na capacidade de concentração e memória.

O ensino de música articula saberes referentes à prática de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir.

Na prática específica do violão, desenvolve e aperfeiçoa coordenação motora fina, amplia a sociabilização, motiva trabalhos em equipe, por meio da prática em grupo, incluindo no seu fazer, outros instrumentos, colaborando para um pensamento de inclusão e empatia.

 

Desenho

As aulas de desenho são destinadas para o público de sete a 13 anos como forma de estimular ou aperfeiçoar as habilidades manuais e de expressão artística.

Os desenhos são ferramentas de autoconhecimento e podem representar a percepção de crianças e adolescentes sobre família e comunidade.

Além de ser uma atividade prazerosa, relaxante e terapêutica, desenvolve a criatividade, melhora a percepção visual e aumenta a confiança.

É também a possibilidade de aprender técnicas diversas e ampliar o conhecimento sobre a arte por meio de referências artísticas.

 

INCLUSÃO DIGITAL

Crianças e adolescentes, entre oito e 14 anos, são apresentados às atividades com recursos tecnológicos presentes em diversos momentos e espaços da vida cotidiana.

A formação tem relevância destacada em um contexto em que crianças acessam a internet muito cedo, principalmente, o celular que hoje é janela para o mundo.

A educação para a inclusão digital responsável, usando todo seu potencial, demanda intervenção, ainda na infância, para que os pequenos saibam utilizar bem todos os recursos disponíveis.

Durante as aulas, os participantes são guiados com informações relevantes para proteção, como acontece durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, datado no dia 18 de maio.

Na ocasião, as crianças usam os recursos do Office e da web para criar slides e cartazes sobre a campanha. 

 

ESPORTES

Judô

O judô pode ser considerado ferramenta de transformação e melhoria da comunidade por meio dos princípios que a modalidade fortalece, como respeito ao próximo e melhoria nas relações interpessoais e comunicação.

As aulas são promovidas para o público de cinco a 14 anos.

A modalidade contribui, ainda, para o desenvolvimento psicomotor, melhora do tônus muscular, condicionamento físico, flexibilidade e força e autoconhecimento. Exercita a paciência, o autocontrole, a capacidade analítica e o senso de disciplina.

Criado no Japão, em 1882, como técnica de defesa pessoal com impacto físico, espiritual e mental, o judô também abre espaço para reflexão com as crianças sobre bom comportamento e prevenção da violência.

 

Karatê

O karatê beneficia a saúde física da criança, como também influencia no desenvolvimento emocional, mental e intelectual. As aulas são promovidas para o público de cinco a 14 anos.

A atividade melhora o equilíbrio e desenvolve os aspectos motores e cognitivos. São trabalhadas questões relacionadas à autoconfiança e segurança.

 

Além disso, contribui para o comportamento da criança tornando-a mais sociável devido às noções de respeito e companheirismo.

Os educadores sociais ensinam técnicas e levantam temas importantes para o amadurecimento do público participantes.

 

Skate

No Projeto Frente Beneficente Para a Criança, as aulas de skate acontecem com crianças e adolescentes com a mediação de educadores sociais.

A prática de skate ganha mais visibilidade desde 2021 com a integração da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio e a participação de destaque da adolescente brasileira Rayssa Leal, que conquistou medalha de prata aos 13 anos.

Entre os benefícios, a modalidade otimiza equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, condicionamento físico e aeróbico, força, concentração e criatividade relacionada às manobras.

Contribui, ainda, para o alívio do estresse, ansiedade e depressão e promove a socialização.

Slackline

O slackline acontece no equilíbrio em uma fita a alguns centímetros do chão e desempenha desenvolvimento da consciência corporal, foco e concentração, além do lazer e descontração.

Os participantes são desafiados a percorrer caminhos maiores e isso contribui para exercitar a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo em uma situação incomum.

A prática também proporciona o fortalecimento de toda a musculatura abdominal e dos músculos que sustentam a coluna vertebral. Isso contribui para a melhora da postura com sessões regulares de treinamento.

Futsal

As atividades de futsal acontecem em pontos de apoio do FBPC, como Areninha (equipamento público com estrutura esportiva) e quadra do bairro Aerolândia para a integração dos participantes e educadores sociais.

A prática beneficia a saúde física e mental da criança, bem como suas relações interpessoais. Melhora o condicionamento físico em geral, promove a melhoria do equilíbrio, da agilidade e da percepção espacial.

Diminui a ansiedade, o estresse e melhora o humor. Contribui para noções de responsabilidade, compromisso, respeito ao outro e para controlar os impulsos. Habilidades exercidas no cotidiano esportivo.

 

Treinamento Funcional

A ação tem por objetivo levar à comunidade a prática de exercícios físicos direcionada por profissionais de Educação Física, contribuindo para a saúde integral do público de sete a 60 anos.

Os exercícios do treinamento funcional contribuem para equilíbrio, resistência, agilidade, aceleração do metabolismo, correção da má postura e desequilíbrios musculares, além de aliviar o estresse.

Vale ressaltar que a prática proporciona maior interatividade entre as pessoas da comunidade e, também, com o meio ambiente.

Isso porque os espaços revitalizados, como a do Vila do Mar, e praças, como a da Aerolândia, são ocupados de forma saudável.

 

PROFISSIONALIZANTE

Corte e Costura

É um curso profissionalizante, com duração de um ano, para que os participantes aprendam técnicas relacionadas à produção de vestiário. O treinamento possibilita, entre outros benefícios, a ampliação da renda familiar.

Estão disponíveis máquinas de costura para facilitar o aprendizado das turmas inscritas no projeto, além da orientação profissional.

As mulheres inscritas são encorajadas a empreender, tornando-se autônomas usando o potencial criativo e tornando-se produtivas. 

 

 

Sua contribuição faz toda diferença!

Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza

Quero Contribuir!

Estamos prontos para ouvir você!

Fale conosco

© 2020 Projeto Frente Beneficente para a Criança