Quem somos

A Associação Projeto Frente Beneficente Para a Criança (FBPC) encontra por meio do trabalho social o caminho para facilitar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e famílias desde a fundação, no dia 29 de agosto de 1986. A organização fica localizada na Rua Capitão Uruguai, nº 393, no Alto da Balança, em Fortaleza.

Inscrita no CNPJ sob o nº 11.333.200/0001-82, constitui-se entidade filantrópica sem fins lucrativos. É regida pelo Estatuto Social, em sua quarta alteração, registrado no 1º Registro de Pessoas Jurídicas, sob o registro microfilmado 155.827, Cartório Pergentino Maia.

É constituída por assembleia geral, diretoria administrativa e conselho fiscal. Sua diretoria é composta por presidente, tesoureiro e secretário e o conselho fiscal é composto por três membros. Todos eleitos para mandato de três anos.

Desde a sua fundação oferece serviços gratuitos e permanentes para pessoas de baixa renda e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, ideologia política e religião. Os programas são realizados nas áreas de educação, saúde e socialização e em consonância com o Plano Nacional de Assistência Social (PNAS).

 

O FPBC desenvolve ações e programas em arte, educação, cidadania e promoção social para efetivação da garantia de direitos, atendendo crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de zero a 24 anos e suas famílias.

A organização, caracterizada como entidade de atendimento de Assistência Social, atende grupos em situação de vulnerabilidade social. De forma continuada, permanente e planejada, são prestados serviços e executados programas e projetos dirigidos ao público.

O Projeto atende, historicamente, famílias dos bairros Alto da Balança, Aerolândia, São João do Tauape e comunidades do Lagamar e Pio XII, na capital cearense. Desde 2019, estendeu as ações para atender os bairros Cristo Redentor e Pirambú, em Fortaleza, e o bairro Timbó, em Maracanaú, na Região Metropolitana (RMF).

Recursos

As ações são realizadas a partir de programas e projetos, com recursos advindos de parcerias firmadas com o Poder Público, por meio de editais de chamamento público, empresas privadas e Organizações da Sociedade Civil  (OSCs) parceiras.

Dentre as principais organizações, que garantem os recursos para implementação das metodologias sociais e atividades de cultura e esporte, está a Organização da Sociedade Civil ChildFund Brasil. Além de ser a principal mantenedora do Projeto Frente Beneficente, desenvolve vínculo próximo ao monitorar, assessorar, treinar e qualificar os profissionais do FBPC.

Os recursos do ChildFund Brasil são provenientes de um sistema de apadrinhamento, em que o padrinho ou a madrinha se compromete a doar um valor para melhorar a qualidade de vida de uma criança em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social.

O apadrinhamento garante à criança e sua família, oportunidades para uma vida mais digna.

Além disso, contribui para gerar melhorias profundas e de longo prazo em toda comunidade da criança apadrinhada, pois as atividades oferecidas englobam pessoas de todas as idades.

No sistema de apadrinhamento também se forma um vínculo entre padrinho/madrinha e as crianças, com a mediação de educadores sociais, em que são estabelecidos vínculos de afeto e troca de valores.

Os programas desenvolvidos pela instituição visam impactar a vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, favorecendo seu bem-estar e desenvolvimento integral, legitimando a cidadania e assegurando que seus direitos sejam respeitados.

Sua contribuição faz toda diferença!

Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza

Quero Contribuir!

Estamos prontos para ouvir você!

Fale conosco

© 2020 Projeto Frente Beneficente para a Criança