PROGRAMA CRESCENDO COM VOCÊ
O ‘Crescendo Com Você’ é um programa voltado ao atendimento da primeira infância, período decisivo para o desenvolvimento humano, social e econômico, pois é nessa fase que se formam as bases para as habilidades futuras.
O programa tem por objetivo apoiar o desenvolvimento seguro e saudável de bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade, contribuindo para que pais, mães e cuidadores tenham ferramentas necessárias para proporcionar a seus filhos um ambiente protetor e uma parentalidade positiva.
No Brasil, a Lei nº 13.257 protege os direitos infantis nesse período, estabelecendo normas e diretrizes para assegurar o bem-estar, a saúde, a educação, a assistência social, a cultura, o lazer, o meio ambiente e a proteção contra a violência e a exploração infantil.
A iniciativa oferta atividades que atendem às necessidades de bebês, crianças, familiares e cuidadores, com os pequenos participando de sessões educativas que estimulam seu desenvolvimento, socialização e aprendizado.
Para isso, são oferecidas ações lúdicas realizadas coletivamente com a participação de pais, mães e cuidadores. Já os adultos participam de oficinas com discussões sobre temas como nutrição, proteção, prevenção de riscos e desastres e parentalidade positiva.
Mães, pais e cuidadores caminham com seus filhos para garantir seu crescimento e desenvolvimento e para que tenham todas as ferramentas necessárias para proporcionar a seus filhos um ambiente protetor e uma parentalidade positiva.
O modelo enfatiza o trabalho que mães, pais e cuidadores precisam fazer para aprender e descobrir novas formas de cuidar e interagir com seus filhos, bem como cuidar de si mesmos. Um pai/mãe ou cuidador(a) que aprende e cuida de si mesmo(a) é melhor em fornecer esse mesmo crescimento e cuidar de seus filhos.
O Programa ‘Crescendo com Você’ evidencia o esforço para atingir o pleno potencial das crianças menores de seis anos de idade, considerando, inclusive, a fase da gestação. Também remete ao sentido de que todos crescem nesse processo: mães, pais, cuidadores, familiares e todos os que fazem parte do contexto comunitário, em conformidade com as orientações estabelecidas e os módulos abordados no Modelo de Programa.
PROGRAMA EU ME AMO, EU ME CUIDO
Voltado ao atendimento de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, o programa ‘Eu me amo, eu me cuido’, antes de qualquer coisa, trabalha com uma projeção do individual para o coletivo, por meio de ações educativas - não formais e alternativas - e dentro de uma abordagem de saúde integral.
Portanto, visa oferecer condições para que jovens alcancem um estado de bem-estar através do exercício responsável de sua sexualidade em ambientes familiares e comunitários, propiciando a proteção e a igualdade. Desta forma, prioriza temáticas que abordem igualdade entre meninos e meninas, educação sexual e reprodutiva
Corresponde à educação integral, considerando todas as dimensões da sexualidade do ser humano, como o aspecto biopsicossocial, perspectiva de gênero e dos direitos, para a construção de um ambiente saudável e seguro. A iniciativa também considera a necessidade de olhar para crianças e jovens como pessoas com direitos sexuais e reprodutivos.
A matriz curricular do programa, além das crianças e adolescentes, tem a possibilidade de atender também jovens, pais, mães, cuidadores, professores, líderes comunitários, a partir de sessões de aprendizado para desenvolver capacidades, habilidades e potenciais.
Assim, algumas de suas atividades ocorrem em escolas públicas. Além disso, como uma forma de estender ainda mais seus impactos, são realizadas “Feiras Comunitárias”, envolvendo diferentes atores comunitários, aumentando os espaços e ambientes de cuidado e proteção de crianças e adolescentes.
PROGRAMA PARTICIPAÇÃO CÍVICA, TRANSFORMAÇÃO E OPORTUNIDADES (PACTO)
O Programa Participação Cívica, Transformação E Oportunidades (PACTO) é uma iniciativa que visa desenvolver a liderança, a participação cívica e a independência econômica dos jovens com idades entre 15 a 24 anos.
A ideia da iniciativa é contribuir para o bem-estar do público, incentivando-os a atuar como agentes de mudança e influenciar positivamente a vida familiar, social e econômica em seus ambientes comunitários.
A ideia das iniciativas ligadas ao Pacto é que, por meio de atividades e ações, haja o fomento das habilidades de cidadania desses jovens, que podem ser consultados sobre os problemas locais, discussões e decisões.
Deve fazer parte do planejamento do programa mecanismos que os incluam na participação da vida política local, escutando a comunidade, avaliando políticas públicas e contribuindo para o desenvolvimento comunitário.
Na pauta, também estão os direitos trabalhistas de proteção frente ao trabalho infantil e à exploração laboral de adolescentes e jovens, a fim de inserí-los no mercado de trabalho, em atividades não exploratórias ou em modalidades autônomas.
Ainda na lógica de planejamento, é imprescindível a atenção a temas ligados ao abuso, violência e exploração sexual, já que são tipos recorrentes de violência contra adolescentes e jovens.
Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza
Quero Contribuir!