ChildFund apresenta resultados de pesquisa sobre violência doméstica infantil no Ceará

Por Lais Oliveira, 03 Mai 2023  -  Sem categoria

Mais de 70% dos casos de violência contra crianças acontecem dentro das casas das vítimas. Esse é um dos dados presentes na Pesquisa Nacional da Situação de Violência contra as Crianças no Ambiente Doméstico, apresentada nesta quarta-feira (03/05) em evento do ChildFund Brasil. Com o tema “A Violência Doméstica Contra Crianças e a Parentalidade Lúdica como Estratégia de Prevenção”, a atividade aconteceu em Fortaleza (CE) com o apoio da The Lego Foundation e em parceria com o governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS).

A pesquisa nacional mostrou que, no período analisado, 73,8% dos casos de violência ocorreram na casa onde residiam a vítima e o suspeito e 16,9% acontecem na casa da vítima. Ainda segundo o estudo, as principais denúncias de violência contra crianças no Ceará foram relacionadas à integridade física: 38,2% envolveram maus-tratos, risco à saúde, agressão, lesão corporal ou tortura física. Durante a programação, também foram apresentados resultados do “Programa Brinca e Aprende Comigo” em relação à prevenção da violência, além de um painel discutindo como a parentalidade lúdica pode ser um importante recurso na prevenção deste tipo de violência.

Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, destacou o Ceará como referência | Foto: Marcelo Martins

Destaques do Ceará


Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, pontuou em sua participação que é imprescindível um amplo trabalho de conscientização para reverter o quadro de violência contra crianças e adolescentes no País. Ele também parabenizou o Ceará pelo trabalho que já vem desenvolvendo na área da infância, destacando que o estado é uma referência e propondo o desafio de continuidade, porque ainda há muito o que ser feito.

Ao apresentar os dados da pesquisa, Cristiano Moura, coordenador de impacto social, monitoramento e avaliação do ChildFund Brasil, ressaltou que, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), no período de 2018 a 2019, a violência sexual aumentou no Ceará, enquanto diminuiu no território nacional. Em seguida, Águeda Barreto, coordenadora de advocacy do ChildFund Brasil, fez um recorte afirmando que houve um aprimoramento no sistema de denúncia. “Quando tem um investimento muito alto como tem aqui, com o Mais Infância no Ceará, as pessoas denunciam mais, porque conseguem ter acesso e sabem mais sobre a importância de denunciar”, salientou.

Cristiano Moura, coordenador de impacto social, monitoramento e avaliação do ChildFund Brasil, comentou sobre os indicadores de aumento de violência sexual no Ceará | Foto: Marcelo Martins

Outro dado da pesquisa apontou que cerca de 80% das famílias entrevistadas concordam, em alguma medida, que a criança que fez algo errado deve ser castigada. Sobre a frequência com que os adultos da casa fazem atividades com as crianças, o Ceará está acima da média nacional para algumas das práticas parentais lúdicas como ler livros/histórias, brincar, jogar e levar para passear.

Segundo Águeda, esse é um achado da pesquisa sobre a efetividade do Programa Mais Infância e todas as iniciativas já existentes relacionadas à parentalidade no território cearense. “O Ceará está acima da média nacional nos programas de prevenção à violência contra a criança no Brasil”, frisou. Do ponto de vista das crianças entrevistadas, brincar é um ponto central no sonho das crianças.

 Águeda Barreto, coordenadora de advocacy do ChildFund Brasil, mencionou o aprimoramento identificado no sistema de denúncia no Ceará | Foto: Marcelo Martins

 

A pesquisa faz um total de 12 recomendações e mostra um recorte de cinco para o estado do Ceará, porque há o entendimento de que muitas das recomendações da pesquisa nacional já são consideradas pelo Programa Mais Infância e seus desdobramentos.

Acesse a Pesquisa Nacional da Situação de Violência contra as Crianças no Ambiente Doméstico aqui:

Confira a live de transmissão do evento aqui

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz toda diferença!

Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza

Quero Contribuir!

Estamos prontos para ouvir você!

Fale conosco

© 2020 Projeto Frente Beneficente para a Criança