Frente Beneficente participa do Encontro Anual de Parceiros do ChildFund Brasil 2024

Por Lais Oliveira, 17 Abr 2024  -  Sem categoria

O Projeto Frente Beneficente para a Criança (FBPC) participou do Encontro Anual de Parceiros do ChildFund Brasil, em Belo Horizonte (MG), nos dias 16 a 19 de abril de 2024. Foram quatro dias de planejamento, capacitação, e troca de experiências entre as vinte Organizações Sociais Parceiras (OSPs) presentes.

Logo no início da programação, o Encontro foi marcado pelo lançamento da cartilha “Caminhos para a Proteção Infantil”. A publicação trata dos mecanismos que contribuem para a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, seus direitos fundamentais, prevenção à violência e fortalecimento da proteção em nível comunitário. A cartilha na íntegra pode ser acessada aqui.

O lançamento contou com a participação de Jair Nunes, integrante do Comitê da Rede de Juventude em Defesa dos seus Direitos Sociais (REJUDES); Eliane de Araujo, diretora estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) e Elvira Cosendey, coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais.

A palestra foi conduzida pela jornalista e mestre em Arquitetura e Urbanismo, Desirée Ruas. Ela integra a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e a Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância de Minas Gerais (REPI-MG). Em sua participação, Desirée defendeu que o planejamento de espaços voltados ao público infantil deve tomar como base a escuta da criança e que seus direitos devem ser respeitados como prioridade absoluta, conforme preconiza a legislação brasileira.

Na sequência do evento, o diretor de país do Childfund Brasil, Maurício Cunha, reforçou o olhar sobre a criança, considerando que o público infantil é o mais sujeito à violência. Ele ressaltou que a legislação do país protege a criança, norteando o caminho a seguir, mas que há necessidade de garantir a efetivação dos seus direitos.

Além disso, Maurício lembrou que a incidência política do ChildFund Brasil garantiu a aprovação da Lei nº 14.826/2024, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias de prevenção à violência contra crianças. Por fim, o diretor concluiu dizendo que o ChildFund Brasil quer que o país seja o melhor lugar para ser criança.

Troca de experiências

Em outro momento, as organizações parceiras, como o FBPC, compartilham experiências e boas práticas locais para soluções e desenvolvimento dos programas em seus territórios de atuação.

Em seguida, o ChildFund Brasil orientou as organizações parceiras para a implementação do novo modelo de programa “Crescendo com Você”, com foco na primeira infância, esclarecendo a metodologia, objetivos, públicos de atenção e estratégias para disseminação do seu conteúdo.

Ao final do Encontro, a organização reforçou suas políticas, ferramentas, cultura e objetivos, alinhando o planejamento para o próximo ano fiscal, com início em julho deste ano  e finalização em junho de 2025.

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz toda diferença!

Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza

Quero Contribuir!

Estamos prontos para ouvir você!

Fale conosco

© 2020 Projeto Frente Beneficente para a Criança