Por Redação, 27 Dez 2024 - Sem categoria
Por entender que o cuidado com a infância pode ser reverberado através do apoio também aos adultos, o Frente Beneficente para a Criança (FBPC) reforça seus programas e desenvolveu, por meio de seu grupo de mulheres, um novo projeto: o Frente Feminina, uma iniciativa para incentivar a formação de mulheres e fomentar a descoberta de potenciais. O novo formato foi construído de forma participativa, com encontros nos meses de setembro e novembro de 2024, na sede do FBPC, em Fortaleza.
A transformação do grupo em um novo projeto atenderá cerca de 40 mulheres de 25 a 60 anos com ações na sede do FBPC, mas também em formato itinerante, percorrendo espaços da cidade com áreas de lazer e equipamentos públicos e privados, para promover a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde integral das mulheres. O foco do projeto são pessoas de comunidades de Fortaleza consideradas áreas de risco ou que estejam em situação de violência, privação, exclusão e/ou vulnerabilidade social.
Durante os encontros, as formações e diálogos incentivarão a busca por autoconhecimento, autoestima, autonomia, bem-estar físico e emocional. As mulheres também serão encorajadas a discutirem temas relacionados à consciência dos seus direitos, habilidades, confiança, solidariedade e vínculos comunitários fortalecidos.
Ações do projeto ocorreram em formato participativo/Foto: Acervo FBPC
O projeto Frente Feminina, que desenvolverá ações implementadas de forma contínua e integrada, incentivará a valorização do trabalho feminino, com focos que possam ir desde a educação financeira aos cuidados com a saúde e a formação de uma rede de apoio que acolha e fortaleça as mulheres.
“A sustentabilidade desse projeto é muito importante para a comunidade. Algumas mulheres relatam que ele funciona como uma espécie de válvula de escape, ajudando a suportar as dores e o estresse da rotina", descreveu Cintia Monteiro, líder do Frente Feminina.
Além disso, descreve a gestora social do FBPC, Luciana Custódio, o projeto impacta positivamente a saúde física e mental das mulheres, na medida em que contribui para a formação de uma rede de apoio e para o desenvolvimento do seu potencial. “O grupo se fortalece e se torna autorregulador, capaz de acolher e superar as fragilidades, encontrando soluções para as questões da sua vida cotidiana", pontua a gestora.
Um dos motivadores para a criação do progeto é o fato de o Frente Beneficente compreender que, de modo geral, a vida das mulheres é atravessada pelas diversas formas de desigualdades, discriminação e violências, que permeiam uma sociedade marcada pelo patriarcalismo e pelo comportamento machista, que se manifesta e impacta as várias dimensões da vida, social, econômica e política.
Portanto, no que se refere à área econômica, as consequências da desigualdade de gênero são ainda mais latentes quando essas mulheres estão inseridas nas comunidades em situação de privação, exclusão e diversas vulnerabilidades sociais.
Como nasceu o projeto Frente Feminina
O Projeto Frente Feminina surgiu a partir da aplicação da Tecnologia Social “Grupo de Oportunidades Local e Desenvolvimento - Gol.d +”, possibilitada pelo Frente Beneficente para a Criança em parceria com o ChildFund Brasil, cujo objetivo era desenvolver educação financeira e empreendedorismo.
O projeto tem impacto na saúde física e mental de mulheres/ Foto: Acervo FBPC
O grupo cresceu e passou a discutir e incentivar o acesso ao lazer; atividades manuais que desenvolvem criatividade, habilidades, foco e realização; vivências e ações terapêuticas que proporcionam cuidado, autoconhecimento, autoestima e geram confiança; atendimento à saúde da mulher.
O Frente Feminina nasceu com a visão de contribuir para a quebra dos ciclos reprodutivos das desigualdades de gênero, da condição de subserviência, das violências e da desvalorização da mulher, principalmente para aquelas mulheres que estão em áreas de vulnerabilidade social.
Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza
Quero Contribuir!